Instalação/Troca de Hidrômetro
CONTAS E CONSUMO
 
Contas e Consumo é um setor do SAAE responsável pelo atendimento ao consumidor seja ele pessoal ou por telefone, responsável também pela leitura e impressão de contas.

O atendimento é feito de 07:00 ás 17:00 horas de segunda-feira á sexta-feira.

Para melhor entendimento segue abaixo algumas dúvidas mais frequentes do consumidor:
 
  • Como fazer para mudar o padrão de lugar?
Vir até o SAAE, será feito um requerimento pelo atendente chamado de Transferência de Padrão será cobrado somente o material gasto na ligação e a hora de duração do serviço.
  • Quando o hidrômetro pode ser substituído?
O trabalho do leiturista também é de fiscalização, se o hidrômetro estiver danificado por motivo de desgaste, quebrado, travado, embaçado será feita uma Ordem de Serviço, o hidrômetro será substituído se for comprovado pelo bombeiro essa necessidade.
  • Como devo proceder em caso de dúvida quanto ao bom funcionamento do hidrômetro?
Vir até o SAAE, será feito um requerimento chamado Aferição de Hidrômetro, o hidrômetro passará por um teste em uma bancada digitalaferida pelo INMETRO. 
  • O que fazer quando houver vazamento interno?
Vazamento interno é de responsabilidade do consumidor, deve-se procurar um bombeiro particular para solucionar o problema o mais rápido possível.
  • O que fazer quando houver vazamento no padrão?
Ligar ou vir até o SAAE, que será feita uma Ordem de Serviço para solucionar o problema.
  • O ponteiro do hidrômetro pode girar sozinho?
Não. Porque o ponteiro do hidrômetro só gira quando a água estiver passando por ele. Quando o ponteiro girar sem a utilização de água no imóvel, pode ser sinal de:
- Vazamento interno (não visível).
- Estar sendo completado o nível do reservatório (caixa d’água).
- Defeito no registro, que mesmo fechado, não veda mais a passagem de água.
  • Onde devo instalar a caixa padrão com o hidrômetro?
O consumidor deve instalar o hidrômetro em local acessível para facilitar a leitura mensal. A instalação da caixa de padrão NO MURO é a melhor forma e permite a leitura sem a necessidade de entrada no imóvel. Caso o hidrômetro esteja em local inapropriado, impedindo o acesso do leiturista, procure orientação do SAAE para fazer uma TRANSFERÊNCIA DE PADRÃO.
  • O que fazer caso o imóvel esteja fechado ou não habitado?
Os proprietários de imóveis fechados, onde o acesso ao hidrômetro é dificultado devem instalar a caixa padrão no muro. Caso não seja possível a instalação, o consumidor pode passar a leitura mensalmente por telefone para o SAAE.




Maiores informações entre em contato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto pelos seguintes canais:

Rua Ângelo Perillo, nº 15, Centro - Lagoa da Prata-MG - CEP: 35590-000
PABX: (37) 3261-3400 | 0800-283-3340 | 195 | 115
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Serviço Autônomo de Água e Esgoto
Rua Ângelo Perillo, nº 15, Centro - Lagoa da Prata-MG - CEP: 35590-048
CNPJ: 18.423.582/0001-84 - Inscrição Estadual: Isento
PABX: (37) 3261-3400 | 0800-283-3340
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