Qualidade da Água
A água que abastece a cidade de Lagoa da Prata é captada de poços tubulares profundos (poços artesianos). A água de poço é mais protegida de agentes poluidores.

Nossa água é rica em sais minerais. Seus parâmetros físico-químicos e bacteriológicos estão em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde.

O SAAE possui laboratório que monitora a qualidade da água diariamente, obedecendo aos limites, freqüências e quantidades de análises estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

São realizadas análises físico-químicos e bacteriológicas em todas as etapas do tratamento, da água bruta até a água na rede de distribuição.

Mensalmente são fornecidos relatórios à Vigilância Sanitária e, semestralmente, são enviadas amostras para análises em laboratórios particulares.

Confira os resultados das análises de água.

Análises de Água - Semestral

Parâmetro de qualidade da água.
Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

Julho/2013

Junho/2013
_
________________________________________________________________________________________________________________________________________

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
  • Por que às vezes na minha casa a água chega com tonalidade, variando entre o amarelo e o marrom?
A causa mais provável dessa coloração na água potável é a presença de sais de ferro e manganês presentes nas águas dos mananciais. Esses sais se insolubilizam no sistema de distribuição, principalmente em pontas de redes, causando esta coloração.

Outro motivo da coloração amarelada da água é a presença de partículas das incrustrações das tubulações em ferro fundido que se desprendem das paredes devido às variações bruscas de pressão, ocorridas em manobras operacionais.

Em ambas as situações a solução imediata para o controle do problema é a abertura de descargas de rua realizada pelo SAAE em suas atividades de rotina ou quando acionada para tal. Entretanto, freqüências esporádicas de água com coloração amarela, pelas causas expostas, não trazem prejuízos à saúde, apenas um impedimento de ordem estética para sua utilização.
  • O filtro caseiro é necessário?
Isso e uma decisão pessoal. Entretanto, cumpre de início esclarecer que estes equipamentos não são suficientes ou capacitados para adequará água aos Padrões de Potabilidade estabelecidos pela legislação. Isto quer dizer que eles somente devem ser utilizados para águas já potabilizadas pelo SAAE. Também não se deve esperar deles ação protetora absolutamente confiável no caso de se utilizar água proveniente das caixas domiciliares mal conservadas.

No caso de opção por filtros ou purificadores de água domésticos, os mesmo deverão ser operados e mantidos segundo as especificações dos fabricantes, expressas nos catálogos ou manuais. Equipamentos mal conservados podem colaborar para efeitos adversos do esperado, qual seja, comprometem a qualidade da água.
 
Voltar
Serviço Autônomo de Água e Esgoto
Rua Ângelo Perillo, nº 15, Centro - Lagoa da Prata-MG - CEP: 35590-048
CNPJ: 18.423.582/0001-84 - Inscrição Estadual: Isento
PABX: (37) 3261-3400 | 0800-283-3340
Ir para o Topo
iSoluçõesWEB - Desenvolvimento de Websites